COMO FUNCIONA

O QUE É CONSÓRCIO?

Um sistema de cotas criado no Brasil na década de 50, quando pouca gente tinha acesso a financiamentos, e quem precisava comprar um bem de maior valor tinha que guardar o dinheiro.

Para agilizar essa compra muitas pessoas começaram a se reunir em grupos e se autofinanciar. Cada um pagava uma parte do produto por mês e todo mês sorteavam quem ficaria com o dinheiro para comprar o seu bem. Foi assim, com a criatividade dos brasileiros, que surgiu o sistema de consórcios.

Agora, uma lei específica regulamenta o setor e o Banco Central do Brasil fiscaliza de perto as atividades das administradoras. Mas uma coisa não mudou: o consórcio continua sendo uma ótima opção para quem quer fazer um investimento seguro e planejar a compra de seus produtos sem pagar juros altos e com prestações pequenas.

COMO SÃO FEITOS OS SORTEIOS?

Os sorteios das pedra-chaves são baseados nos sorteios da Loteria Federal, utilizando os três últimos algarismos do primeiro prêmio. Definida a pedra-chave, ela servirá para contemplações por sorteio e desempates de lances. A extração da Loteria é feita anterior à data da Assembleia mensal.

Consulte o calendário das Assembleias e acompanhe a divulgação dos resultados através das nossas Redes Sociais e também do nosso canal do youtube.

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE CONSÓRCIO?

Um grupo de pessoas se reúne e cada um paga uma parte do produto por mês. Cada participante do grupo é chamado de cota. Cada cota investe uma quantidade de dinheiro por mês formando um caixa do grupo, chamado de fundo de aquisição de bem ou fundo de caixa.

É esse dinheiro que será usado para entregar os bens. Todo mês a administradora apura quanto dinheiro o grupo tem disponível e faz o sorteio da cota que será contemplada em uma assembleia mensal. Assim, até o final do grupo, todos têm a sua cota contemplada para comprar o produto.

LANCE

Para ofertar o lance você poderá fazer diretamente através do seu “Acesso à cota”, ou através da sua Concessionária, ou, se preferir, entrando em contato com o  Serviço de Atendimento ao Cliente da Scania Administradora. Verifique o limite de valor de lance aceito pelo seu grupo e fique atento ao horário, pois os lances só são aceitos até as 16h do dia anterior ao da Assembleia.

O limite é sempre o número de meses que faltam para encerrar o grupo, por exemplo, se o grupo está na Assembleia 60, o lance máximo será de 40 parcelas, número de meses que faltam para encerrar o consórcio. Isso se chama LANCE LIVRE.

Existe também o chamado LANCE LIMITADO, modalidade que permite, em determinados meses, que todos os clientes possam ofertar lances iguais e, se acontecer de dois ou mais clientes ofertarem lances iguais, é feito um novo sorteio que definirá a chamada pedra- chave. O critério de desempate, então, será a cota que estiver mais perto à direita e depois à esquerda do número sorteado.

Vale lembrar que só paga o lance a cota que for contemplada, seja por sorteio ou por lance, e para validar a contemplação é necessário estar em dia com as contribuições mensais, caso contrário a cota será desclassificada e será identificado o suplente.

Ouvidoria: Garantindo a qualidade do atendimento aos clientes

A Ouvidoria é um canal direto de comunicação do cliente com a Scania Administradora de Consórcios. O objetivo da ouvidoria é servir como última instância para que o cliente possa recorrer caso não se sinta satisfeito com a solução de um problema ou com a posição apresentada pela empresa.

Clique e saiba mais. 

RELATÓRIOS DE OUVIDORIA DA SCANIA ADMISNITRADORA DE CONSÓRCIOS

A Ouvidoria da Scania Administradora de Consórcios Ltda, em atendimento às disposições da Resolução BCN n° 28 de 23/10/2020 apresenta relatórios referentes as suas atividades.

2° Semestre de 2020